Neste sábado (20), na véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Paço do Lumiar recebeu um dos principais eventos do calendário esportivo inclusivo nacional: a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025. A iniciativa transformou a Quadra Poliesportiva da Escola Alana Ludmila em um espaço de celebração, aprendizado e superação, reunindo crianças, jovens e adultos em torno do esporte.
Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Secretaria Municipal de Esporte, o festival contou com modalidades como atletismo, bocha e basquete em cadeira de rodas, todas adaptadas e conduzidas por profissionais qualificados, garantindo a participação inclusiva de pessoas com e sem deficiência.
O evento buscou despertar o interesse pelo esporte paralímpico, fomentar a convivência social e proporcionar mais qualidade de vida por meio da prática esportiva. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fred Campos, além de vereadores, secretários e representantes da comunidade.
Para o Secretário Municipal de Esporte, Thiego Diniz, “ É
uma alegria enorme para nós sediar, pela segunda vez, o Festival Paralímpico
Loterias Caixa aqui em Paço do Lumiar. Esse evento reforça nosso compromisso
com a inclusão, mostrando que o esporte é um direito de todos e uma ferramenta
poderosa de transformação.
Estamos trabalhando com projetos, parcerias e ações que garantem acesso, oportunidade e visibilidade para atletas com deficiência, criando espaços onde cada pessoa possa participar, competir e se desenvolver, independente de suas limitações."
Já o coordenador técnico do festival, Carlivan Braga, ressaltou o avanço das políticas esportivas no município: “Na gestão do prefeito Fred Campos, com a Secretaria de Esporte, por meio do secretário Thiego Diniz, estamos vendo Paço do Lumiar atuar em várias políticas paraesportivas. Um exemplo é este festival, que acontece desde 2018 no país e já está na 6ª edição, mas somente este ano conseguimos realizar em Paço do Lumiar, em sua 2ª edição.”
A pequena Fernanda Emanuelly, participante do Festival, destacou a alegria de viver a experiência. “Foi muito legal participar, me diverti bastante e quero voltar de novo!”, contou empolgada, representando o sentimento de muitas crianças que encontraram no evento um espaço de diversão, inclusão e novas amizades.
A emoção também tomou conta das famílias. Lady Dayane, mãe atípica, destacou a importância do momento para o filho: “Só quem é mãe atípica sabe a importância de um evento como esse. Na primeira edição ele participou e adorou a bocha, já estávamos ansiosos por esta segunda edição. Quando vejo ele sorrindo, brincando — coisa que ele quase não faz — eu até choro às vezes. É muito emocionante e só tenho a agradecer aos organizadores desse evento, tudo muito lindo e organizado.”
Comentários