Paço do Lumiar celebra a força da inclusão no Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025


Neste sábado (20), na véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Paço do Lumiar recebeu um dos principais eventos do calendário esportivo inclusivo nacional: a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025. A iniciativa transformou a Quadra Poliesportiva da Escola Alana Ludmila em um espaço de celebração, aprendizado e superação, reunindo crianças, jovens e adultos em torno do esporte. 

Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Secretaria Municipal de Esporte, o festival contou com modalidades como atletismo, bocha e basquete em cadeira de rodas, todas adaptadas e conduzidas por profissionais qualificados, garantindo a participação inclusiva de pessoas com e sem deficiência. 

O evento buscou despertar o interesse pelo esporte paralímpico, fomentar a convivência social e proporcionar mais qualidade de vida por meio da prática esportiva. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fred Campos, além de vereadores, secretários e representantes da comunidade. 

Para o Secretário Municipal de Esporte, Thiego Diniz, “ É uma alegria enorme para nós sediar, pela segunda vez, o Festival Paralímpico Loterias Caixa aqui em Paço do Lumiar. Esse evento reforça nosso compromisso com a inclusão, mostrando que o esporte é um direito de todos e uma ferramenta poderosa de transformação.

Estamos trabalhando com projetos, parcerias e ações que garantem acesso, oportunidade e visibilidade para atletas com deficiência, criando espaços onde cada pessoa possa participar, competir e se desenvolver, independente de suas limitações." 

Já o coordenador técnico do festival, Carlivan Braga, ressaltou o avanço das políticas esportivas no município: “Na gestão do prefeito Fred Campos, com a Secretaria de Esporte, por meio do secretário Thiego Diniz, estamos vendo Paço do Lumiar atuar em várias políticas paraesportivas. Um exemplo é este festival, que acontece desde 2018 no país e já está na 6ª edição, mas somente este ano conseguimos realizar em Paço do Lumiar, em sua 2ª edição.” 

A pequena Fernanda Emanuelly, participante do Festival, destacou a alegria de viver a experiência. “Foi muito legal participar, me diverti bastante e quero voltar de novo!”, contou empolgada, representando o sentimento de muitas crianças que encontraram no evento um espaço de diversão, inclusão e novas amizades. 

A emoção também tomou conta das famílias. Lady Dayane, mãe atípica, destacou a importância do momento para o filho: “Só quem é mãe atípica sabe a importância de um evento como esse. Na primeira edição ele participou e adorou a bocha, já estávamos ansiosos por esta segunda edição. Quando vejo ele sorrindo, brincando — coisa que ele quase não faz — eu até choro às vezes. É muito emocionante e só tenho a agradecer aos organizadores desse evento, tudo muito lindo e organizado.” 

Com a realização desta segunda edição, Paço do Lumiar reafirma seu protagonismo no fortalecimento do paradesporto no Maranhão, ampliando oportunidades e consolidando sua posição como referência em inclusão através do esp

Comentários