Hoje 24 de setembro, no auditório da Fundação EGMA, participei do Lançamento do Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral – Rumo à COP 30. Realizando pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA).
Na ocasião, manifestei meu compromisso, como ambientalista e presidente da ONG Libertas, em defender a implantação dos Núcleos de Educação Ambiental de Base (NEABs) nas comunidades, como instrumentos estratégicos de transformação socioambiental.
Acreditamos que a alfabetização ecológica integral é um caminho essencial para despertar consciência, formar cidadãos mais responsáveis, estimular práticas sustentáveis e preparar nossa sociedade para os desafios da crise climática e da construção de um futuro mais justo, solidário e regenerativo.
Esse pacto reforça a importância da união entre instituições, sociedade civil e poder público, consolidando ações concretas rumo a uma nova cultura ambiental, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os compromissos que o Brasil assumirá na COP 30.
Juntos, podemos transformar nossas comunidades em territórios educadores, resilientes e sustentáveis.
Marco Aurélio do Amaral Santos;
Ambientalista; Presidente da ONG Libertas; Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA/MA); Coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA); Graduando em Gestão Ambiental; Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil.
Comentários