Em pronunciamento na sessão da ultima terça-feira (30), na Câmara Municipal de São Luís, o co-vereador Jhonatan Soares (Coletivo Nós/PT) destacou a Romaria da Pastoral da Juventude do Maranhão, realizada no último fim de semana na cidade de Brejo, no Leste Maranhense.
Segundo o parlamentar, a romaria reuniu mais de 20 mil jovens de todas as 12 dioceses do estado e reforçou a luta da Igreja e da juventude por justiça social e ambiental. “Apesar do cansaço, a experiência renova nossas energias e mostra a importância da fé e do engajamento da juventude nas causas do povo”, afirmou Soares.
Jhonatan lembrou que o evento, organizado pela Pastoral da Juventude (PJ), teve como tema “Nesse chão de resistência, cuidamos da vida da juventude”, inspirado no Livro do Êxodo, e trouxe reflexões a partir de três eixos centrais: socio-biodiversidade e território, em defesa do Cerrado e contra o avanço do agronegócio que ameaça comunidades tradicionais; defesa da vida da juventude: com foco no enfrentamento da violência contra mulheres e da exploração de jovens no campo e na cidade; e, combate à pulverização de agrotóxicos, com recolhimento de milhares de assinaturas em apoio a um projeto de lei que busca proibir a prática no Maranhão.
O parlamentar alertou para os impactos da pulverização, que atinge lavouras da agricultura familiar e coloca em risco a saúde das populações rurais. “Os aviões passam sobre as casas, sobre quintais onde crianças brincam, espalhando veneno que afeta de forma mortal a vida das pessoas no seu cotidiano”, concluiu.
Comentários