Lei de Incentivo beneficia projeto de judô e balé na Vila Nova


Projeto Criança Feliz vai atender gratuitamente 60 crianças da região Itaqui-Bacanga, em São Luís. Iniciativa é patrocinada pelo Grupo Potiguar via Lei de Incentivo ao Esporte.

O Projeto Criança Feliz está de volta para transformar, por meio do esporte e da arte, as vidas de crianças da comunidade da Vila Nova, bairro localizado na área Itaqui-Bacanga, em São Luís.

A iniciativa, desenvolvida pela Associação Beneficente de Mães da Vila Nova com o patrocínio do governo do Estado e do Grupo Potiguar via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e que também conta com a parceria do Grupo Oito, vai atender 60 crianças de 3 a 5 anos com aulas gratuitas de judô e balé. As atividades serão desenvolvidas na Creche Nossa Senhora das Graças.

“Eu cresci aqui na creche e tenho o prazer de trazer a minha filha para também viver a experiência dessa educação, que é uma educação de família.

O balé é uma coisa que ela sempre quis fazer e a escola trouxe isso para a comunidade para que todos possam aproveitar, para que todas as crianças possam ter acesso a uma atividade importante e que vai contribuir muito para o crescimento delas”, comentou Amanda Barros, mãe de uma das alunas do projeto.

O diferencial do Criança Feliz é aliar educação e esporte para motivar a inclusão social.

Durante o lançamento oficial do projeto, ocorrido na última terça-feira (6), a coordenadora da Creche Nossa Senhora das Graças, Arlete Pereira, agradeceu a retomada do Criança Feliz e destacou a importância da iniciativa para a comunidade da Vila Nova.

“O projeto vai muito além das práticas esportivas e artísticas: ele representa oportunidade, inclusão social e transformação de vidas. Iniciativas como essa significam esperanças e novos caminhos.

Agradecemos ao governo do Estado, à Sedel e à Potiguar por acreditarem no poder do esporte e da arte como instrumento de transformação social e por fazerem a diferença nas vidas de tantas crianças e famílias”, disse.

A sócia-diretora do Grupo Potiguar, empresa patrocinadora do Criança Feliz por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, esteve presente no lançamento desta edição do projeto e reforçou a necessidade de “investir no futuro” de crianças e dar oportunidade a elas de vivenciarem o esporte em suas vidas.

“Nós, do Grupo Potiguar, estamos extremamente felizes com o retorno do Projeto Criança Feliz, onde as crianças do Anjo da Guarda têm a oportunidade de vivenciar o esporte como base para suas vidas.

O projeto tem um significado enorme, pois temos a oportunidade de abrir novas portas para tantas crianças.

Ao longo dos nossos 45 anos de história, a Potiguar sempre se preocupou em se associar com projetos que tenham a ver com nossas raízes, com o nosso DNA”, explicou Camila.

Conquista para a comunidade

Como parte do projeto, todos os alunos do Criança Feliz vão receber uniformes completos para a participarem das aulas de judô e de balé, que serão ministradas por professores devidamente qualificados.

A entrega simbólica de quimonos e dos kits de balé foi feita durante o lançamento do projeto, na última terça-feira (6).

“O Projeto Criança Feliz com certeza é uma grande conquista para a comunidade e tem uma importância gigantesca para o processo de desenvolvimento de nossas crianças.

Graças a Deus estamos de volta para transformar a vida dessa criançada”, destacou o sensei Ítalo Nunes, que irá ministrar as aulas de judô.

Moradora da comunidade da Vila Nova, a professora de balé Sylvia Cruz é um exemplo de que o esporte pode mudar vidas. Ela, que iniciou no balé nas aulas na Creche Nossa Senhora das Graças, hoje é bailarina profissional e será responsável em transmitir seu conhecimento para esta nova geração.

“É muito gratificante estar agora como professora de balé no Projeto Criança Feliz porque eu sou da comunidade e comecei a minha carreira como bailarina aqui.

Vai ser algo muito especial para mim. Esse é um projeto maravilhoso”, disse.

Diretora do Grupo Oito, empresa parceira do Criança Feliz, Cássia Melo valoriza a utilização das leis de incentivo para transformar as realidades de qualquer comunidade.

“Através desse projeto, a gente vê o quão importante é a aplicação correta das leis de incentivo. Elas podem mudar as realidades de comunidades, Estados, municípios.

O Criança Feliz é prova disso aqui no bairro da Vila Nova. A Lei de Incentivo muda vidas e realidades e estamos orgulhosos em ser parceiros dessa iniciativa incrível”, afirmou.

Creche Nossa Senhora das Graças

A sede da Creche Nossa Senhora das Graças foi construída em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela.

O local foi inaugurado com 50 alunos inscritos, sendo que hoje há 120.

 Associação Beneficente

A Associação Beneficente de Mães da Vila Nova é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que direciona suas atividades em prol de pessoas carentes, que vivem em situação de exclusão social.

A entidade foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1985, por mulheres sensíveis à comunidade do bairro que, naquela época, era constituída, em sua maioria, por ex-portadores de hanseníase, quase sempre vítimas de preconceitos. 

No início, a associação organizava campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, fraldas e alimentos para a preparação de sopas, para ajudar os ex-portadores de hanseníase e suas famílias.

A entidade cresceu, se fortaleceu e realizou metas maiores, como a instalação de uma escola de reforço que, atualmente, está credenciada para ministrar aulas no ensino infantil e fundamental.

AP Assessoria de Imprensa

 Aidê Rocha / (98) 99613-6521

 Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201


Comentários