PMMA REALIZA AULA INAUGURAL DA 26ª TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS


Por Ascom / PMMA 

Fotos: Nilson Figueiredo e PMMA


A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) por meio da Diretoria de Ensino e da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD) promoveu no início da manhã de quinta-feira (10), a aula inaugural da 26ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO). O evento aconteceu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Campus da UFMA, em São Luis.


A turma de cinquenta cadetes (entre homens e mulheres) iniciou sua jornada de quatro anos de formação para serem futuros comandantes na Polícia Militar do Maranhão, assistindo palestras dos gestores da Segurança Pública do Estado. Durante a palestra, o delegado Jefferson Portela; secretário de Segurança Pública do Estado; o coronel Pedro Ribeiro; comandante geral da PMMA; o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros e o delegado Armado Pacheco, delegado Geral da Polícia Civil, destacaram suas experiências profissionais e a importância do trabalho em conjunto das forças de segurança.



Durante sua palestra, o secretário de segurança, Jefferson Portela, elencou as responsabilidades do oficial da PM, discorrendo sobre noções das normas, princípios e honra que são os valores que devem conduzir a vida do agente público de segurança. “Vocês iniciam um novo ciclo bem diferente da vida civil, marcado por novos valores conduzidos pela disciplina e hierarquia. Busquem sempre princípios que sigam a ética e honrem a nobre missão de servir a sociedade”, disse.

Já o comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, lembrou momentos de sua carreira na PM, destacando experiências e qualidades que contribuem para o êxito do oficial que almeja o comando da corporação. “Nesses 34 anos de serviço e dedicação ao serviço na PMMA, destaco a busca pela retidão como princípio primordial de quem inicia a carreira e missão de proteger à sociedade”, pontuou.



O comandante discorreu ainda sobre a importância das parcerias, da busca do conhecimento e valoração das ideias que possam contribuir com a segurança pública. “As parcerias com os órgãos de diferentes esferas do poder, com a comunidade são essenciais para o futuro comandante. No nosso comando não existe hierarquia de ideias,  abrimos as portas do gabinete para receber ideias, sugestões para a melhoria da segurança pública” , frisou.

Estiveram presentes ainda o coronel Nilson Ferreira, subcomandante Geral da PMMA, o coronel Aritanã do Rosário, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o coronel Francisco Alexandre, diretor de Ensino da Corporação, o coronel José de Ribamar, diretor de Finanças da PMMA, o tenente coronel Anderson Maciel, comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD),  além de oficiais e praças da corporação, professores da UEMA e da UFMA, representantes da OAB, convidados e familiares.

Sobre a APMGD

A Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD), é subordinada a Diretoria de Ensino da PMMA, é a unidade de ensino superior da corporação, vem formando, aperfeiçoando e especializando seus Oficiais, com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana, bem como o reconhecimento dos seus profissionais, objetivando acima de tudo servir ao cidadão com qualidade total. Atualmente é comandada pelo tenente coronel Anderson Fernando Holanda Maciel.

O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. Possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos. O Cadete tem em seu currículo escolar disciplinas fundamentais, profissionais e complementares, além do Estágio Prático Supervisionado. Ao final do curso o mesmo é graduado Bacharel em Segurança Pública e declarado Aspirante a Oficial PM sendo, após seis meses de estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente PM.









Comentários