POLÍCIA CIVIL REALIZA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO II CURSO DE FORMAÇÃO DO GRUPO DE PRONTO EMPREGO (GPE/PCMA)


A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), na Secretaria de Segurança Pública (SSP/MA), a cerimônia de encerramento do II Curso de Formação do Grupo de Pronto Emprego (GPE/PCMA) com a entrega do certificado aos alunos. Na ocasião, foram entregues dez armas longas (fuzis) que serão utilizadas por eles. 

Entre os dias 1° e 21 de dezembro, o curso capacitou um grupo de trinta policiais civis, lotados no interior do estado ou na Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), em conhecimento e práticas operacionais avançadas. O objetivo foi habilitá-los para atuar de forma mais eficaz, enérgica e firme durante as operações, mas sempre obedientes aos princípios concernentes ao estado democrático de direito.



Com carga horária de 168h/aula, o curso realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), com apoio da Delegacia Geral, teve a maioria dos instrutores do próprio quadro da PCMA. Professores do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR/PMMA) também ministraram aulas e receberam uma placa como agradecimento e reconhecimento da Polícia Civil do Maranhão. 

 “Entre as vantagens dos Grupos de Pronto Emprego (GPE) está a retirada dos policiais da sua rotina, dando a eles um treinamento especial que os tornam mais hábeis para investigação, utilização de tecnologias e atuação operacional, além de motivar os colegas a também buscarem especialização. O GPE vem se mostrando muito efetivo e isso pode ser observado pelos excelentes resultados apresentados nas regionais como Timon, Codó e Imperatriz, onde os Grupos de Pronto Emprego (GPE), formados na primeira turma, já estão atuando”, explicou o Delegado Geral, Armando Pacheco. 

Secretario Jefferson Portela e Delegado Geral Armando Pacheco (Foto: Nilson Figueiredo)


O delegado ainda parabenizou os servidores e elogiou a determinação, coragem e força de todos que finalizaram o curso de formação, reiterando a confiança no melhor desempenho de cada um a partir de agora.  

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o Delegado Geral Adjunto Operacional, Danilo Veras; o Superintendente de Polícia Civil do Interior, Delegado Jorge Pacheco Medeiros Junior; o Diretor da Academia de Polícia Civil, Delegado Cristiano Moreira Fontenele; o Superintendente de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Lucio Reis; além dos delegados regionais e policiais civis que se formaram no curso.

























Comentários