POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO


Na manhã de quarta-feira (8), policiais militares do 15º BPM e que integram a patrulha Maria da Penha participaram de uma Audiência Pública realizada na sede da Subsecção da OAB/Bacabal e idealizada pela promotora de Justiça, Dra. Carla Tatiana Ferreira Castro, sobre o Enfrentamento da Violência Domestica, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

O evento teve início as 08h30 e teve a duração de uma hora e meia. Vários assuntos foram debatidos como o acompanhamento humanizado e acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar. O comandante do 15º BPM Major PM Berredo também se fez presente. Representantes do Poder  Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia, CRAM, CREAS, órgãos municipais, instituições e sociedade civil, também participaram da solenidade. A Patrulha Maria da Penha foi instituída no Estado do Maranhão, através do Decreto 31.763, de 20 de maio de 2016.



A Patrulha Maria da Penha foi implantada no âmbito do 15º BPM, no mês de agosto de 2002. Um dos objetivos foi sensibilizar uma participação mais efetiva dos representantes da Rede de Atendimento à Mulher local, atualizando os operadores de segurança pública que atuam nesta região e municípios circunvizinhos, no atendimento de ocorrências decorrentes de violência contra o gênero mulher, mais precisamente as de violência doméstica e familiar.

“Esse atendimento é importante porque muitas mulheres que recebem medida protetiva não sabem se o autor vai cumprir a medida, se não vai sofrer nova agressão, nova violência. 

A patrulha quando faz acompanhamento com mulheres leva mais segurança para elas e sinaliza para o autor de violência que essa mulher não está sozinha. 

E que se tentar descumprir essa medida protetiva, ele seguramente será preso. É muito importante que as mulheres aceitem esse acompanhamento e denunciem”, disse o Major PM Berredo, comandante do 15º BPM.

Comentários